Ícone lupa

A idade da menopausa: Com quantos anos ela chega? 

8 de janeiro de 2025

8h 00min

A menopausa é definida como a última menstruação da mulher e o médico consegue fazer o diagnóstico depois que ela passou 12 meses sem menstruar. Esse evento natural é resultado da redução dos níveis de estrogênio produzidos pelos ovários.1 

Mas, afinal, em que idade a menopausa chega? Neste conteúdo, vamos explorar essa pergunta e entender melhor as variações e os fatores que influenciam o início da menopausa. 

Com quantos anos a mulher tem a menopausa? 

Um estudo feito com mulheres brasileiras mostrou que a média de idade da menopausa é 48 anos.2 No entanto, antes da menopausa propriamente dita, a mulher passa pela transição menopausal, que começa por volta dos 45 -46 anos. 1,3 

Já nesse momento a mulher pode experimentar alterações na regularidade do ciclo menstrual, além de outros sintomas, como ondas de calor. Esses sintomas são resultantes da variação nos níveis de estrogênio. ²  

Fatores que influenciam a idade da menopausa 

Diversos fatores podem influenciar o início deste período e até ocasionar uma menopausa precoce. Alguns dos principais são: 

  • Genética: predisposição familiar à menopausa precoce ou tardia é comumente encontrada, o que apoia a hipótese de uma programação genética de falha ovariana. ² 
  • Tabagismo: mulheres que fumam tendem a chegar na menopausa mais cedo do que as não fumantes.² 
  • Intervenções médicas: alguns procedimentos, como a remoção cirúrgica dos ovários ou tratamentos de quimioterapia e radiação pélvica, podem induzir a menopausa. ² 

Sintomas e alterações corporais que podem indicar que você está próxima da menopausa 

Cada mulher vivencia a transição menopausal de forma única. Alguns dos sintomas mais comuns incluem: ² 

  • ondas de calor: sensação repentina de calor que pode durar de 1 a 5 minutos.  
  • sudorese noturna: ondas de calor que ocorrem durante a noite, interrompendo o sono.  
  • atrofia vaginal: ressecamento e afinamento dos tecidos vaginais, causando coceira, dor ou desconforto durante a relação sexual.  
  • mudanças no ciclo menstrual: irregularidades nos períodos, podendo ser mais curtos, mais longos, mais intensos ou mais leves.  

Saber que a menopausa irá chegar em algum momento é fundamental para entender as mudanças que virão junto com ela!  

Manter-se informada e conversar com um profissional de saúde pode te ajudar a gerir melhor os sintomas e a transição para essa nova etapa da vida. 

Se você está passando por essas mudanças ou conhece alguém que esteja, compartilhar informações e buscar suporte pode fazer toda a diferença. 

Para mais informações sobre a menopausa e como lidar com os sintomas, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das últimas novidades em saúde e bem-estar. 

Referências

  1. POMPEI, L. M. et al. Profile of Brazilian climacteric women: results from the Brazilian Menopause Study. Climacteric, v. 25, n. 5, p. 523-529, out. 2022.
  2. SOBRAC; NAMS. Guia da Menopausa. 7ª ed. Disponível em: <https://d0db3f56acc7f525f565327e357c7e05.cdn.bubble.io/f1708899420230x680737053756366300/Guia%20da%20Menopausa%20SOBRAC_NAMS.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2024.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!